Reflexão: Os sonhos
Os sonhos comandam a nossa vida, pois sem eles não acharíamos motivo de existência. Ao sonharmos assumimos que somos seres humanos e que temos desejos e crenças.
Toda a minha vida pode ser dominada em torno de um sonho e em prol deste posso traçar o meu destino, deixando de fazer coisas que o coíbam e fazendo outras que o accionem.
Contudo, há duas formas de sonhar: podemos sonhar acordados, quando estes sonhos advêm de desejos ou pretensões e podemos sonhar a dormir, entregando-nos a simples devaneios e fantasias. Aqueles que sonhamos acordados têm muitas vezes sentido e fundamento, embora possam ser irrealizáveis. No entanto, a sua realização poderá depender do nosso esforço e crença em torná-lo realidade. Por outro lado, aqueles que sonhamos aquando o sono, são quase sempre ideias/imagens mais ou menos confusas e disparatadas que se apresentam ao nosso espírito e que podem resultar de receios, acontecimentos antecedentes ou, para quem tem esse dom, de previsões.
Os sonhos não escolhem idade, pois tanto uma criança como um idoso podem sonhar. No entanto, estes podem variar conforme a nossa época, o nosso estatuto social, os nossos costumes, etc. Por exemplo, uma criança iraniana provavelmente sonhará em ter comida e roupa suficiente para se agasalhar, enquanto que uma criança francesa já irá ter um sonho muito mais elevado, no qual provavelmente desejará ter roupas das melhores marcas e toda a infinita colecção de brinquedos.
Assim, podemos concluir que o sonho de muitas pessoas é muitas das vezes, o pão-nosso de cada dia de outras. Logo, se há pessoas que conseguem realizar esses sonhos, todos nós também poderemos alcançá-los, embora tenhamos que lutar. A chave da sua concretização é não desistir e NUNCA deixar de sonhar, pois só assim poderemos achar o motivo do nosso viver e a vida perfeita que todos nós ansiamos, que embora tenha ideais diferentes e metas mais ou menos longínquas, precisa sempre de sonhos que incitem a sua realização.
Portanto, o mundo à nossa volta pode mudar mas os nossos sonhos nunca devem ser alterados, pois são estes que nos impulsionam a lutar e a ter força para superar todos os obstáculos com que nos deparamos diariamente.
Vanessa Cunha 11º ano
Sem comentários:
Enviar um comentário