A confiança é algo que se adquire ao longo de algum tempo de convivência. Sem esta, é muito complicado estabelecer uma relação de amor ou amizade. Mas porque será que a confiança é assim tão imprescindível nas relações interpessoais?
Para mim, a confiança faz com que nos libertemos perante as pessoas, falemos sem receio e façamos confidências que fortificam as ligações interpessoais. Logo, sem confiança jamais conseguimos demonstrar o nosso verdadeiro ser ou criar laços mais fortes com as pessoas que nos rodeiam.
Quando confessamos algo a alguém estamos a dar-lhe um voto de confiança. No entanto, quando este é violado, muito dificilmente daremos outros votos a essa pessoa, fazendo com que a relação se destrua gradualmente.
A confiança pode ser alcançada com diferentes velocidades, consoante as pessoas pois para muitas é difícil confiar, devido a uma série de motivos…
Assim, a falta de confiança leva a que muitas relações sejam destroçadas, pois sem esta não há nada senão meros olhares e troca de palavras banais.
Com isto, posso concluir que a confiança é a base para a existência de uma relação e que sem ela, teríamos apenas “conhecidos” a quem mostrávamos apenas o nosso “eu” superficial.
Vanessa Cunha 11ºano
Sem comentários:
Enviar um comentário