sexta-feira, 16 de maio de 2008

Arte do Paleolítico


A arte do Paleolítico refere-se ao início da história da arte e à mais antiga produção artística de que se tem conhecimento. A arte deste período situa-se na Pré-História, no Paleolítico (Idade da Pedra Lascada), e tem início há cerca de dois milhões de anos estendendo-se até c. 8 000 a.C..
O Paleolítico é um dos três períodos da Idade da Pedra, ao qual se segue o Mesolítico e, posteriormente, o Neolítico (Idade da Pedra Polida).

São deste período instrumentos de pedra talhada, decoração de objectos, jóias para diferentes partes do corpo, pequena estatuária representando a figura feminina ou animais, relevos e pinturas parietais com temática de caça e figuras isoladas de animais ou caçadores.

Na arte do Paleolítico a sua principal característica nos desenhos é o naturalismo. O artista pintava os seres, do modo como os via e de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza conforme o que a sua vista captava.
Actualmente, a explicação mais aceita é que essa arte era realizada por caçadores, e que fazia parte do processo de magia por meio do qual procurava-se interferir na captura de animais, ou seja, o pintor-caçador do Paleolítico supunha ter poder sobre o animal desde que possuísse a sua imagem. Acreditava que poderia matar o animal verdadeiro desde que o representasse ferido mortalmente num desenho.
Utilizavam paras as suas pinturas rupestres, materiais como carvão, terra e sangue, além de pincéis e ossos ocos como instrumento de sopro, estas pinturas eram feitas em rochedos e paredes de cavernas.

Os artistas do Paleolítico Superior realizaram também trabalhos em escultura. Mas, tanto na pintura como na escultura, nota-se a ausência de figuras masculinas.
Da escultura paleolítica são famosas as estatuetas femininas de pequenas dimensões designadas genericamente por Vénus de Willendorf. Identificadas como possíveis ídolos para o culto da fertilidade e sexualidade estas figuras apresentam características semelhantes entre si; são representadas nuas, de pé e revelam os elementos mais representativos do corpo feminino.
O exagero destes elementos traduz-se num peito, ventre e ancas volumosos em oposição a braços e pernas delicados e cabeça pequena. A face, tratada com linhas simples reduzidas ao essencial, onde não é possível reconhecer traços individuais.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_do_Paleol%C3%ADtico
http://www.historiadaarte.com.br/arteprehistorica.html


Trabalho realizado para a disciplina de Filosofia por:
Sofia Jardim Cardoso 10ºB

Sem comentários: