quinta-feira, 29 de maio de 2008

Clonagem Humana




João Soares 11ºJ:
Antes de fazer este trabalho, não tinha grande consciência sobre a grande polémica que gira á volta da Clonagem. Será que os seus potenciais benefícios compensam os seus potenciais riscos. Eu considero que não. A Clonagem é uma tecnologia perigosa, devido a não estar totalmente desenvolvida. É claro que é possível usar a Clonagem (tecnologia). A ovelha Dolly é a prova de que é possível.
Mas mesmo morrendo de causas naturais, foi devido de alguma forma á tecnologia usada durante o seu processo de Clonagem. Mas na minha opinião, o único tipo de clonagem que traz verdadeiros benefícios, é o da Clonagem Terapêutica.
Mas mesmo este debate-se como uma questão muito delicada. Os riscos compensam os benefícios?
Quem somos nós para decidir quem morre e quem vive?
Por isso acho que a clonagem deve ser restringida e evitada ao Máximo.

Jorge Martins 11ºJ:
Podem ser muitos os benefícios deste método, mas não podemos, nem devemos esquecer e ou analisar os seus riscos.
Em primeiro ligar penso que a tecnologia ainda ão se encontra desenvolvida o suficiente para garantir uma elevada percentagem de êxito.
Depois seria possível que se viesse a perder a variedade genética no ser humano. E um dos maiores risco, na minha opinião era a de que a clonagem humana seja utilizada para fins de reprodução.
Mas esta questão não deverá resumir-se só a problemas técnicos, pois quanto a mim está em jogo a nossa dignidade enquanto pessoa e não apenas a vida de um novo ser.
É importante tomar uma posição crítica e avaliar todos os progressos com uma reflexão pessoal e social.
Estas reflexões podem alertar-nos para o perigo da ciência e causarem problemas sociais, ser usada contra o homem, pois existem bons e maus usos das descobertas científicas. Encontra-se em jogo não apenas a vida de um novo ser mas a sua própria dignidade enquanto pessoa.
Ao clonar-se as células de um ser humano, destrói-se a própria identidade do novo ser.
Deixamos de ser indivíduos únicos e irrepetíveis.
Com este processo destrói-se também a própria identidade do novo ser. Deixamos de ser indivíduos únicos. E para terminar eu coloco a questão sobre este tema, com que direito é que se pode produzir seres para servirem outros seres?

José Nery 11ºJ:
O tema da clonagem é um tempo muito discutido hoje em dia, como sabemos. As opiniões dispersam-se para todos os lados, por isso acho muito difícil chegar a algum lado em relação a clonagem humana. Muitas guerras ocorreriam, entre aqueles que defendem a ciência e aqueles que defendem a igreja, pois as religiões não toleram tal acto e a ciência quer evoluir. No entanto, acho que poderia ser útil em alguns casos, através da clonagem terapêutica, para salvar vidas. Apesar de muitas pessoas estarem contra esta opinião pois diriam que estamos a tirar a vida a ouro ser vivo, podemos também ver as coisas pelo outro lado, se não o fizermos, a pessoa original pode acabar por morrer. E penso que, honestamente, muitas das pessoas que dizem estarem contra a clonagem, se tivessem numa situação de vida ou de morte não hesitariam em utilizar a clonagem para salvar a sua pele. Sobre a clonagem reprodutiva, não acho que seria útil, pois as pessoas que não conseguem ter filhos, podem sempre recorrer a adopção.
Talvez um dia, graças a clonagem possamos vir a ser imortais, pois trataremos as nossas células quando estiverem quase a morrer. Nesse sentido, talvez a clonagem seja a coisa mais importante alguma vez feita. Quem sabe se será a clonagem humana a salvadora dos seres humanos, ou a causadora do fim deles.

Rita Assunção 11ºL:
Discordo com a Clonagem, mas não totalmente. Retiro das minhas conclusões que usar seres humanos para evitar a morte de outros, não seja a melhor solução, é incorrecto em questões éticas.
Apenas sou de acordo com a Clonagem de órgãos, mas como pesquisamos no nosso trabalho, verificamos algumas contradições ou riscos desse acto. Penso que a clonagem é sim um enorme passo para a evolução da espécie humana mas também penso que essa evolução poderia vir a trazer grandes danos a níveis éticos. Para a existência de clones resultar relativamente á aceitação na sociedade, teria, possivelmente de surgir novos direitos e/ou deveres.
Mas concordo com o facto desta evolução, relativamente à clonagem trazer, também, grandes soluções a termos de saúde, se a espécie humana souber gerir essa mesma evolução.
Reflecti muitas vezes também, no facto de que a evolução da clonagem relativamente à natureza, nomeadamente, ou principalmente a nível mundial do meio animal, seria de facto uma grande solução para evitar a extinção de espécies.

Sem comentários: