sexta-feira, 16 de maio de 2008


Músico e compositor, Ludwig van Beethoven


Trabalho de: Angélica Azevedo 10ºB

Tomei a liberdade de escolher a música como forma de arte, e Beethoven como artista, é nesses itens que o meu trabalho se irá focar.
A minha escolha foi feita com base no estilo revolucionário do compositor que marca o período de transição entre o Classicismo e o Romantismo.
Na minha opinião, o objectivo deste trabalho é revelar os detalhes mais importantes sobre a vida profissional do artista, de modo a proporcionar ao leitor uma breve introdução informativa sobre este compositor.

Nome: Ludwig van Beethoven
Data de Nascimento: 16 de Dezembro de 1770
Data de Óbito: 26 de Março de 1827
Nacionalidade: Alemã
Profissão: Compositor e Pianista
Curiosidades: Compunha, actuava e regia as suas obras-primas mesmo sendo surdo;
Não se sabe ao certo se nasceu a 16 ou 17 de Dezembro;
Como adulto, Beethoven afirmava que tinha nascido em 1772 e alguns biógrafos pensam que o seu pai terá falsificado a sua data de nascimento para o fazer parecer um jovem prodígio como Mozart;
Beethoven nunca se casou;
Beethoven trabalhava a freelance em vez de trabalhar permanentemente numa igreja ou corte aristocrática;
O seu sobrenome significa “horta de beterrabas”.

Beethoven é considerado um dos artistas mais prestigiosos da história da música, sendo um dos “três Bs” juntamente com Bach e Brahms. É também a principal figura que marca a transição da Época Clássica para a Época Romântica.
A sua carreira musical começou aos oito anos quando tocou o seu primeiro concerto de cravo. Estudou em Bonn e foi discípulo de Christian Neefe.
Ludwig foi para Viena aos 17 anos e começou por se exibir como pianista em salões aristocráticos, mas veio mais tarde por trabalhar na orquestra do príncipe Maximiliano Francisco e por escrever obras encomendadas por nobres.

Por volta de 1801, Beethoven começou a ter problemas com a audição. Sem saber o que pensar, Ludwig redigiu o seu testamento, com intenções de se suicidar. Sendo apenas uma surdez parcial, decidiu não desistir da sua vida e continuar com o seu trabalho, dizendo “foi a arte, e só a arte, que me salvou”. Foi possível a elaboração de numerosas obras-primas musicais, o que demonstra que a surdez lhe abriu as portas a uma nova arte abstracta. A sua carreira não foi prejudicada pela surdez, mas sim modificada. Desde aí que Beethoven começou a compor musica sem obedecer ás regras até aí seguidas.

Beethoven envolveu-se com várias senhoras, mas nunca se chegou a casar. Ludwig escreveu uma belíssima carta de amor dedicada á sua “amada eterna”, mas surge o dilema de quem terá sido essa “amada eterna”, muitos acreditam ser Giulietta Guicciardi, mas também há possibilidades de ser Bettina Brentano, Therese Von Brunswick ou Josephine Von Brunswick.

A carreira musical de Beethoven divide-se em três fases:
Primeira Fase (1792-1802)

A primeira fase da carreira musical de Beethoven caracteriza-se pela sua vivacidade e frescura, características do séc. XVIII. O estilo musical assemelha-se bastante aos estilos utilizados por Mozart e Haydn, todavia, Ludwig foi explorando novas técnicas gradualmente.
As obras mais importantes desta época são as duas primeiras sinfonias, os seis primeiros quartetos de cordas, os três primeiros concertos de piano e as vinte primeiras sonatas de piano (incluindo as famosas “Sonata Patética” e “Sonata ao Luar”).
Nota-se uma evolução da parte do artista, evidenciada na diferença sensível entre a primeira e segunda sinfonias.
Segunda Fase (1803-1814)

A segunda fase da carreira musical de Beethoven caracteriza-se pela maturidade expressa nas suas obras de grande escala que expressam luta e heroísmo.
Foi por volta desta época que Beethoven começou a perder a audição.
As obras mais importantes desta época são as sinfonias três, quatro, cinco, seis, sete e oito, os quarto e quinto concertos de piano, as sonatas (20 a 27) de piano (incluindo a famosa “Waldestein”). Foi também a época em que Beethoven escreveu a sua única opera: Fidélio.
Nesta fase nota-se um estilo mais sombrio, em comparação ao estilo animado da primeira fase.
Terceira Fase (1815<)

A terceira fase da carreira musical de Beethoven é marcada por uma sensação de profundidade intelectual expressada nas suas obras inovadoras.
Beethoven, que estava já completamente surdo por esta altura, refugiou-se na música, criando obras totalmente diferentes e abstractas.
Esta fase conta com a criação da sua última e mais trabalhosa sinfonia: a Nona Sinfonia, que inclui um coro no último movimento. Esta última sinfonia foi bastante apreciada pelo público e é hoje considerada a obra mais popular do compositor.

Outras obras que marcaram esta época foram as suas últimas cinco sonatas de piano (incluindo a muito conhecida sonata “Hammerklavier”) e a gloriosa Missa Solene. Depois desse triunfo, Beethoven ainda compôs as suas obras mais complexas: os últimos quartetos de cordas, que vieram a ser muito apreciados com o passar do tempo.

Após uma análise cuidadosa a todos os factos que influenciaram a carreira musical de Beethoven podemos concluir que houve muitos aspectos que possibilitaram a transição entre a Época Clássica para a Época Romântica.
Sem contar com a evolução natural das coisas, o principal factor que contribuiu para essa mudança foi a surdez do compositor que lhe permitiu compor autenticas obras de arte de uma forma livre e espontânea, abordando técnicas e movimentos nunca antes utilizados.
O facto de Beethoven ter um amor incondicional pela musica também foi um ponto a favor, tal como o facto de ter viajado para Viena, onde aprendeu inúmeras coisas com os actuais mestres da musica também lhe deu uma sabedoria que veio a ser utilizada no futuro.
O que é certo é que Beethoven é um génio da música e até agora não há ninguém que tenha conseguido o que ele conseguiu.
Ludwig Van Beethoven é e sempre será o meu compositor preferido de todos os tempos.

Para a realização deste trabalho escrito, pesquisei a minha informação nos seguintes sites:
http://www.classicos.hpg.ig.com.br/beethove.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ludwig_van_Beethoven
http://en.wikipedia.org/wiki/Ludwig_van_Beethoven
http://www.lucare.com/immortal/
http://www.malhanga.com/musica/Ludwig%20Van%20Beethoven.html
Retirei as imagens do motor de busca Yahoo.


Sem comentários: