terça-feira, 6 de janeiro de 2009

DIÁRIO DE FILOSOFIA

O Conhecimento
Tema sugerido

A meu ver existem diferentes tipos de conhecimento ou saber. Existe o saber de sabermos o que são as coisas e o saber de sabermos fazê-las.
Penso que conhecer algo é, no fundo, reconhecê-lo. Temos a capacidade de conhecer algo porque nos fica na memória. Quando nos perguntam pela primeira vez o que é um gato, sem nunca termos visto um ou falado sobre isso, não sabemos responder, não o conhecemos.
Para se conhecer algo é necessário ter algum tipo de contacto, directo ou indirecto, com essa coisa. Por exemplo, conhecemos a distribuição geográfica dos países ao longo do planeta porque a damos na escola, mas, na realidade, não conhecemos o planeta, nem a maior parte dos países, porque não tivemos contacto com eles.
Pessoalmente, acho que é possível conhecer algo, embora não na totalidade, quando se tem uma relação com tal coisa. Quando sabemos o que é, compreendemos para que serve, sabemos dar-lhe uso correctamente e no seu todo.
Considero que conheço um livro, por exemplo, quando já o li, quando compreendo o ponto de vista do autor, mesmo que o meu seja diferente, e quando já tenho uma opinião formada sobre o assunto.
Acho que é possível conhecermos algumas coisas, mesmo que não na sua totalidade, que sejam estáveis e que não mudem com o passar do tempo, e impossível conhecer outras, como as pessoas, que estão em constante mudança e podem ter comportamentos e reacções inesperadas.
in: Diário de Filosofia: Cristina Silvério, 11ºAno

Sem comentários: