quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Diário de filsofia

Reflexão sobre:
- Conhecimento:

O mundo do conhecimento é impossível de alcançar só pelo simples facto de ser difícil de defini-lo por ser algo muito vasto e infinito.
Normalmente as pessoas utilizam expressões como “ontem conheci o amigo do meu irmão” mas será que está correcta esta afirmação? Será que conhecemos mesmo essa pessoa?
Para algumas pessoas se calhar basta ver e trocar algumas palavras para dizerem que se conhecem mas no fundo nunca se chega a conhecer totalmente uma pessoa porque nem nos conhecemos a nós próprios.

Para ter um conhecimento absoluto é preciso nos aproximarmos da realidade, saber a existência e a origem de tudo e isso é impossível pois poderemos questionar tudo até os factos científicos porque a ciência são descobertas realizadas pelo homem e o homem é falível.
Portanto o conhecimento que nós adquirimos é relativo, porque nunca sabemos a totalidade, como por exemplo eu posso saber cozinhar mas não sei todas as receitas, ou então conheço uma pessoa porque sei descrevê-la e tenho uma opinião formada acerca dela mas não quer dizer que a conheça totalmente.
Os filósofos têm como objectivo descobrir a essência de tudo e chegar perto da realidade, mas muitas vezes depararam-se com um dilema porque quantos mais querem saber mais têm de saber é como se tivéssemos a andar num labirinto sem nunca encontrar o fim.
Portanto o nosso conhecimento é insignificante comparado com a sua totalidade e daí a celebre citação: “Só sei que nada sei”.
Sofia C. 11º

Sem comentários: