quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

DIÁRIO DE FILOSOFIA

Reflexão sobre o Conhecimento
A meu ver, hoje em dia utiliza-se a expressão “eu conheço…” muitas vezes em vão, pois, conhecer algo e tomar conhecimento acerca de algo são noções diferentes.
Conhecer uma pessoa é algo que se pode atingir através da partilha de emoções e situações, mas na verdade, apenas estamos a tomar conhecimento das características que formulam a personalidade de uma pessoa. Será que conhecer algo é o mesmo que tomar conhecimento acerca de algo? Na minha opinião, são noções diferentes, pois, para se conhecer algo é necessário investir tempo e atenção, de modo a que nos tornemos familiares com esse objecto ou pessoa, ao passo que, tomar conhecimento acerca de algo é um processo quase instantâneo que não requer tanta atenção.
Contudo, mesmo quando conhecemos algo, podemo-nos surpreender, pois não conhecemos tudo acerca desse objecto ou pessoa. A minha opinião é que é impossível conhecer-se algo na sua totalidade.
Pessoalmente, considero que conheço várias coisas, sendo uma delas a minha personalidade; o que não me impede de estar constantemente a descobrir características minhas que anteriormente desconhecia, visto que se com 16 anos me conhecesse na totalidade, não teria sentido continuar a viver.
O interesse desta vida está então, na constante descoberta de coisas novas e na certeza de que muitas surpresas nos esperam ao longo deste percurso.
Angélica A. 11º

Sem comentários: