quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Diário de Filosofia

O conhecimento

Na minha opinião ninguém sabe o que é conhecer algo ou alguém verdadeiramente. Podemos pensar que conhecemos mas há sempre algo que falha e que nos faz ter incerteza porque o ser humano é falível. Para conhecer é preciso algum empenho, dedicação e até mesmo perícia. Depende também do tipo de conhecimento, podendo este estar elacionado com pessoas, objectos, temas, memórias, um lugar que visitamos ou a região em que nascemos, etc.
No caso das pessoas, por exemplo, dizemos que conhecemos um pessoa porque convivemos com ela, partilhamos experiência de vida, conhecemos o seu carácter, a sua personalidade e os seus gostos. Quando pensamos que conhecemos uma coisa ou uma pessoa estamos enganados porque na minha opinião ninguém tem o conhecimento total e absoluto de nada.
Isso também acontece connosco, às vezes até me surpreendo a mim mesma e tenho a perfeita noção de que não me conheço, até porque as pessoas mudam com o passar dos anos e os seus conhecimentos também.
Para conhecermos alguma coisa temos de saber em primeiro lugar o que significa mesmo a palavra conhecer.
O mundo inteiro ainda está por conhecer e muitas descobertas ainda estão à espera de ser realmente conhecidas e enquanto não conhecermos o que nos rodeia, o nosso mundo vai ser sempre cheio de incertezas e nunca nos poderemos conhecer.
in: diário de filosofia: Susana 11º

Sem comentários: